CASTANHA DA ÍNDIA
Aesculus spp.
Se pensou que a imagem anterior era uma castanha comum, enganou-se. E esperemos que não se engane na vida real, uma vez que a castanha da imagem é venenosa.
A castanha-da-índia, apesar do seu nome e aspeto semelhantes à castanha que estamos habituados a consumir, não deve ser confundida com a mesma. O seu ar inofensivo pode levar-nos a querer experimentá-la, contudo, quando ingerida crua, a castanha-da-índia pode ser fatal.
TOXICIDADE DA CASTANHA-DA-ÍNDIA
A castanheira-da-índia possui não só no seu fruto mas também na sua casca, folhas e flores uma substância denominada de esculina. Esta substância é venenosa tanto para humanos como para animais, chegando mesmo a matar as abelhas que pousam nas flores da castanheira-da-índia. Assim, ingerir qualquer um destes componentes da árvore crus ou mal processados pode levar a um envenenamento por esculina. Os sintomas variam desde distúrbios gastrointestinais, espasmos musculares, fraqueza, perda de coordenação e paralisia, podendo até causar a morte. Caso coma acidentalmente um castanha-da-índia, deve procurar de imediato ajuda médica.
BENEFÍCIOS E USOS CLÍNICOS
Apesar de perigosa na sua forma natural, a castanha-da-índia é usada frequentemente como suplemento medicinal. Para isso, esta passa por um processamento que permite remover a esculina, mantendo apenas os componentes benéficos da mesma.
O extrato de castanha-da-índia presente em suplementos medicinais é geralmente considerado seguro, existindo vários estudos que associam a mesma a melhorias no funcionamento do sistema circulatório.
Os seus benefícios devem-se à presença de escina na sua composição, sendo esta substância usada com eficácia no tratamento da insuficiência venosa crónica, levando à redução de sintomas como dor, inchaço, cansaço e comichão nas pernas. É também usada no tratamento de hemorroidas e edema pós-cirúrgico.
Todavia, os suplementos orais de extrato de castanha-da-índia estão contraindicados para grávidas, lactantes e crianças e podem apresentar algumas interações com medicamentos como antidiabéticos e anticoagulantes, sendo importante aconselhar-se com o seu médico antes de iniciar qualquer suplemento.
Como distinguir a castanha-da-índia da castanha comestível?
CASTANHA-DA-ÍNDIA
Aesculus spp. |
CASTANHA COMESTÍVEL
Castanea spp. |
Redonda ou oval | Triangular, com uma ponta peluda e esbranquiçada |
Casca grossa | Casca fina |
Dura ao toque | Consistência mais macia ao toque |
Catarina Araújo, Nutricionista S.Clínica